MANIPULAÇÃO DE RESULTADOS E A DECADÊNCIA DO FUTEBOL



No futebol, sempre tem aquele torcedor que contesta tudo: Os resultados dos jogos, pênaltis marcados, a posição do árbitro dentro de campo. Enfim, são tantas objeções, que esse apreciador do esporte acaba ficando taxado como “perdedor inconformado”. Mas se todas as pessoas soubessem o que ocorre por trás de alguns jogos e campeonatos, certamente o que hoje é chamado de futebol seria razão de descontentamento para muitos.
A manipulação de resultados no esporte nem sempre é negociada por dinheiro. Às vezes influência, interesses pessoais e políticos também são negociáveis.
Recentemente, os casos de manipulação de resultados que vieram a público tinham uma coisa em comum: A grande participação do árbitro nas combinações. Esses profissionais podem decidir qualquer jogo se fizerem vista grossa com a jogada de um time, e travar outro.
Alguns árbitros recebem uma recompensa se interferirem nos jogos, conforme ordem dada por seus superiores. Outros simplesmente ficam “empacados” na carreira se não o fizerem.
Em entrevista realizada pela rádio Jovem Pan, o árbitro Gutemberg de Paula Fonseca, que perdeu o escudo FIFA revelou ter recebido ordens para favorecer o Corinthians no campeonato brasileiro de 2010. Na entrevista, o supracitado profissional fez sérias acusações contra o presidente da Comissão de Árbitros, Sérgio Corrêa. Segundo o denunciante, os árbitros que não ligassem para Sérgio antes de apitar um jogo ficavam fora das próximas escalas. Gutemberg conta que antes de apitar um jogo em que o Corinthians ganhou do Goiás por 5 x1, o então presidente Sérgio Corrêa lhe disse “Vai lá, boa sorte, vai apitar o jogo do TIMÃO, hein?!”. O árbitro entendeu com essa mensagem que se o Corinthians não ganhasse, como punição ele deixaria de ser escalado para os próximos jogos. Em um dado momento da carreira, Gutemberg diz ter parado de ligar para Sérgio para pegar “orientações”, e que devido a esse ato de desobediência, ele ficou fora dos sorteios dos próximos trabalhos.
Outro caso de resultado combinado aconteceu no ano passado no futebol amapaense. O Superior Tribunal de Justiça Desportiva julgou o caso e os responsáveis foram sancionados. Estavam envolvidos o empresário dirigente dos Santos, Luciano Marba, o presidente de arbitragem Vicente Cruz e o diretor financeiro Ivan Luiz Ramos. Todos foram multados nos valores de 25, 20 e 10 mil reais, respectivamente. Além das suspensões.
Em 2011 uma denúncia foi feita por dois ex-árbitros que revelaram esquemas de manipulação no futebol do Rio de Janeiro. Conforme explicado na denúncia, os árbitros são orientados pelo Observador dos Árbitros, Messias José Pereira, e aqueles que não fazem o que o superior manda, simplesmente não entram para a CBF (Confederação Brasileira de Futebol). Nesse esquema são beneficiados os clubes que têm boa relação com a entidade e os de dirigentes que têm influência. Há manipulação em todas as séries, mas principalmente na zona de rebaixamento. No campeonato brasileiro de 2011, por exemplo, antes mesmo de o torneio começar, já estava combinado de que o América seria rebaixado. Coincidência ou não, foi isso mesmo que aconteceu.
Infelizmente essa é uma realidade do nosso futebol. Foi-se o tempo em que se podia apreciar uma boa partida com aquela torcida animada e cheia de expectativa.

Essas atitudes podem ser injustas e desonestas com os clubes que sofrem com essa “falcatrua”, mas principalmente com os torcedores que pagam valores altíssimos para assistir um jogo que já tem um vencedor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...