Saiba como se portar em uma entrevista de emprego




            Todas as pessoas que almejam sucesso na vida profissional têm um "Emprego dos Sonhos" em mente, e para alcançar esse objetivo é preciso superar uma série de obstáculos.
            Uma dificuldade que muita gente enfrenta é a ansiedade em demasia na véspera da entrevista de emprego. Aquele turbilhão de medos e anseios que pairam sobre a cabeça do candidato, muitas vezes pode dificultar sua desenvoltura, e consequentemente a garantia da tão desejada vaga.
            Existem alguns fatores que se bem executados podem colocar o candidato a frente de tantos outros. São eles:

            Imagem: A máxima "A primeira impressão é a que fica" nunca foi tão verdadeira quando se trata de uma entrevista de emprego.
            A avaliação começa quando o candidato adentra a sala de entrevista.
            O profissional de RH (Recursos Humanos) não levará em consideração se aquela pessoa se veste de acordo com a moda ou se seu sapato é da última coleção, mas ele com certeza perceberá as intenções do concorrente apenas ao observar a escolha da roupa para comparecer à uma ocasião tão séria como essa.
            Algumas pessoas oportunistas se aproveitam dos atributos físicos para tentar obter vantagem durante a hora da entrevista. Porém, expor o corpo não garante vantagem alguma, pelo contrário, apenas degrine a imagem de quem o faz. Portanto, decotes e roupas muito justas são exemplos do que             NÃO vestir nessa oportunidade.
            Uma boa dica para se sair bem e passar uma boa impressão é apostar em roupas discretas e de cores neutras.
            Outro aspecto crucial é a higiene. Hálito fresco, barba feita e unhas limpas são indispensáveis. O uso de perfumes com aromas fortes e maquiagens muito marcantes deve ser evitado. Basta lembrar que tudo demais é veneno, e que nesse dia tão importante "discrição" é a palavra chave.

            Comunicação: É oportuno saber que o currículo não será o único a ser avaliado. Tudo que sair da boca do entrevistado também será levado em consideração. Portanto, histórias de vida e dificuldades enfrentadas no âmbito pessoal não devem ser postas em pauta.
            O aspirante à vaga deve responder somente o que lhe for perguntado, de forma direta e objetiva. O importante é passar a mensagem sem fazer rodeios. Vale lembrar que há mais pessoas para serem entrevistadas, e que o entrevistador certamente tem mais tarefas a realizar.
            Mentir está fora de cogitação. Aquela "mentirinha de nada" pode parecer tentadora para engrandecer o currículo, mas é bom saber que as empresas buscam para compor seu quadro de funcionários, pessoas honestas em que possam depositar confiança.

            Comportamento: “O que você faz demonstra quem você é" .O comportamento de uma pessoa diz muito sobre sua personalidade. É conveniente controlar o nervosismo e matar a timidez. O examinador avaliará tudo, e com certeza "insegurança" é uma mensagem que não deve ser passada.
            A autoconfiança pode garantir alguns pontos a favor. De forma alguma o postulante deve fazer críticas negativas ao seu antigo emprego, isso inclui espaço físico, chefia, empregados, entre outros. Empresa alguma contrataria alguém que após a dispensa falaria mal dela para outras pessoas.

            Currículo: O Departamento de Recursos Humanos é bastante atarefado. Currículos longos e com textos extensos desanimam quem o lê, portanto, é bom saber daquela pilha de currículos recebidos diariamente, os mais objetivos serão escolhidos primeiramente para análise. Quanto mais direto for, maiores são as chances de ele ser lido com disposição e entusiasmo.
            Deve-se ter muito cuidado na elaboração do documento. Verificar a data, anexar uma foto recente e atualizar os termos são mais que essencial. Por exemplo, os antigos primeiro e segundo grau, são atualmente denominados como ensino fundamental e ensino médio, respectivamente. Muita atenção tem que ser prestada para não cometer esse tipo de pecado.
            Essas foram somente algumas dicas para ajudar em um dos momentos mais importantes da caminhada profissional. Com sensatez e um pouco de bom senso é possível ultrapassar a fila de candidatos que almejam a tão sonhada vaga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...