EMPRESÁRIO DE FUTEBOL: O CARA POR TRÁS DA COXIA



Clima de copa do mundo é ótimo! Todo mundo torce pelo seu país com aquele impulso patriota nu e cru correndo nas veias. Camisetas, bonés, bandeirinhas... Nessa hora tudo que é verde e amarelo entra para o cenário.
É época em que todo mundo “entende” de futebol. Até aquela moça que sequer sabe o que é um “impedimento” entra para o time dos torcedores de plantão.
Na hora do jogo, meu amigo, não tem aquele que não torça, não tem aquele que não vibre! Mas será que essa torcida imensa que lota os estádios e sala da casa da avó entende mesmo de futebol?
Nesse mês de Copa do Mundo vamos abordar vários temas “futebolísticos” por aqui. Se você não sabe “Lá essas coisas” sobre o assunto, acompanhar essa coluna é uma boa pedida. Tenho certeza que quando acabar a Copa você vai estar afiadinho pra torcer e prosear com mais propriedade quando voltar o Campeonato Brasileiro.
Hoje nós vamos falar sobre os tão misteriosos EMPRESÁRIOS DE FUTEBOL. Quem é esse? Vem comigo que eu te explico!
Se você acha que o que garante o sucesso do jogador de futebol são somente suas habilidades mostradas em campos e seus gols marcados, você precisa ler esse artigo. Saiba que por trás desse grande atleta existe um empresário responsável por representá-lo e tratar dos seus assuntos no ramo futebolístico.
Se quiser saber mais sobre as atribuições desse profissional, desça a barra de rolagem e conheça um pouco mais desse trabalho.

O que faz um empresário de futebol?

Para que o atleta se dedique com exclusividade e disciplina ao esporte, alguém tem que intermediá-lo em meio às negociações, e é isso que o empresário faz. É ele quem o representa no mercado do futebol.
Esse profissional é o responsável por buscar oportunidades de crescimento para o jogador. Transferência entre clubes e firmação de contrato com patrocinadores são apenas algumas de suas funções.

Como é feita a contratação entre empresário e jogador?

Os empresários enviam seus observadores, mais comumente conhecidos como “olheiros” para os campos, a fim de descobrir novos talentos. Existe um sistema de seleção realizado justamente para esse fim, é a chamada “peneira”. Esse evento reúne jovens que almejam ingressar em times profissionais, bem como olheiros dos mais diversos lugares. Quando um jovem habilidoso é identificado, o olheiro conversa com o garoto e solicita o contato da família. Os responsáveis são convidados para comparecer ao escritório do empresário para que esse mesmo exponha o método de trabalho.

Por que o atleta precisa de um empresário?

Assim como todo profissional em início de carreira, o atleta também inicia a sua com pouca experiência e popularidade, e é função do empresário torná-lo conhecido e tentar inseri-lo em um clube.
Alguns jogadores preferem ser empresariados por alguém da família, é o caso dos jogadores Ronaldinho Gaúcho e Edu Dracena.
Não existe hierarquia entre atleta e empresário, a palavra que melhor define essa relação é “parceria”. Um empresário precisa das habilidades e dedicação do jogador para fazer bons negócios, e o jogador precisa de um empresário influente e com boa visão técnica para representá-lo e orientá-lo.

Como o empresário insere o atleta no mercado do futebol?

O empresário é um profissional que geralmente tem bons contatos com treinadores e dirigentes de clubes. Com essa influência e um pouco de conhecimento acerca da necessidade de cada time, ele sabe como e qual atleta oferecer.

Como funcionam os ganhos do empresário?

Através de comissões e participação nos lucros das negociações.
O percentual de ganho destinado ao empresário é combinado previamente.

Quais são os maiores desafios enfrentados por um empresário?

Uma dificuldade que todo empresário enfrenta em determinado ponto da carreira, é tentar inserir um atleta mediano em clubes da série A. Mesmo que o representante tenha materiais que demonstrem o quão bom um atleta é, é custoso conseguir uma oportunidade para colocá-lo é um grande time quando o jogador não é conhecido e pouco experiente.

E quando o atleta é menor de idade?
A maioria dos jovens atletas é descoberta com aproximadamente 14 (quatorze) anos. Como são absolutamente incapazes, quem os representa são os pais ou responsáveis. O empresário precisa da autorização dos tutores do garoto para que um contrato seja firmado.
A relação entre empresário e atleta é de troca mútua. Um depende do outro para crescer na carreira. Com profissionalismo e comprometimento, essa dupla tem tudo para evoluir.
E aí, deu pra entender “mais ou menos” como funciona essa parceria? Espero que esse artigo tenha esclarecido mais suas idéias sobre o futebol. Tenho certeza que a partir de hoje você verá os jogadores com outros olhos.

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